quarta-feira, 4 de maio de 2011

Visita ao Aterro Sanitário

No dia 13 de abril os alunos da 7ª série 1, visitaram um aterro sanitário localizado na comunidade de Vargem Bonita, no município de Xanxerê, o qual recebe o lixo da nossa cidade e também das cidades próximas.
Aterro sanitário é um espaço destinado a deposição de resíduos gerados pela atividade humana. Nela são depositados resíduos domésticos, comercias ou outros tipos de resíduos sólidos.
Existem critérios de distância de um aterro sanitário e um curso de água, uma cidade e assim por diante. Recomenda-se que a distância mínima de um aterro sanitário para um curso de água deva ser de 400m.
A produção de lixo aumenta continuamente e por isso novas soluções são procuradas para desafogar os aterros. Trata-se de um processo para a disposição de resíduos sólidos no solo, que fundamentado em critérios e normas operacionais específicas, permite um confinamento seguro em termos de controle de proteção ambiental e proteção da saúde pública.
O aterro sanitário é importante, pois soluciona parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado no perímetro urbano.
No aterro sanitário há um processo de reciclagem, alem de preservar o meio ambiente gera riquezas, os produtos mais reciclados são papel, alumínio e plásticos. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa para a poluição do solo, da água e do ar. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado.
Um ponto negativo é o cheiro forte e desagradável gerado pelo chorume. Mas o processo de tratamento do chorume é muito importante para o meio ambiente.
Contribua com o Meio Ambiente, colabore com os trabalhadores, separe o lixo de sua casa faça a sua parte.




segunda-feira, 2 de maio de 2011

A grande participação da EEF Augusto Colatto no "Dia do Pedal"

Texto: Aline Zandoná

A frase “a união faz a força” foi levada ao pé da letra no último domingo dia 01 de maio, no evento “Dia do Pedal” realizado pelo Sesc.

O dia do pedal consiste em um passeio ciclístico para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, e também houveram várias oficinas e apresentações.

Mas o ponto chave é que a escola que mais tivesse participantes no dia do evento seria contemplada com um kit esportivo no valor de R$ 500,00 e um torneio esportivo. E para nossa alegria a escola levou para o SESC mais de 100 participantes, consagrando- se assim a vencedora!

O nosso aluno da 6ª 1 kelvin Evangelista ganhou o sorteio da bicicleta nova, a mãe da nossa aluna da 4ª série 1 ganhou o sorteio que concorre a uma viagem a Florianópolis. E vários alunos ganharam brindes.

Portanto foi um evento muito importante e gratificante para nossa escola. E nossa diretora Itamara B. Andolfatto agradece a todos os alunos, pais professores e demais funcionários que de alguma forma contribuíram para o sucesso desse evento!







Geometria no dia a dia

Profª Deardina Inês Chitto

Este projeto tem por objetivo desmistificar a disciplina de matemática demonstrando a aplicabilidade dos conteúdos estudados na escola.

Verificar como: ângulos, formas, padrões, tonalidades de cores e medidas, tudo isto é matemática.

De uma maneira bem atraente, fazer com que usem toda sua criatividade, oportunizando também até mesmo a escolha de uma futura profissão a seguir.