terça-feira, 17 de maio de 2011

Visita ao Museu do Milho



No dia 17-05-2011 a 4ª 1 e 4ª 2 da E.E.F. Augusto Colatto estiveram no Museu do Milho para aprender a valorizar suas origens e construir sua identidade com mais clareza.

O museu é um recurso pedagógico muito rico e precisa ser mais explorado. A disciplina de História será mais se ilustrarmos com visitações a museus e visitações com certeza.

Aprender a ver um objeto ou utensílio e saber que ele conta uma história é maravilhoso.

Respeitar o depoimento de pessoas que viveram aqui e construíram o que hoje temos sem dúvida é crescer plenamente e ser mais rico culturalmente.

“quem não valoriza o passado, não se situa no presente e não consegue planejar seu futuro”.

Foi um dia marcante e uma experiência muito valiosa.







O futebol fazendo "arte" nas aulas de Educação Física!















O futebol é uma paixão nacional, que uma copa do mundo é capaz de parar os países em prol de seus times todos já sabem. Enfim, esse esporte mobiliza muitos grupos e vários movimentos, independente de raça, cor, sexo, situação financeira revelando-se portanto como um esporte democrático.

E na escola não foge esta regra também, pois, de longe é a modalidade esportiva preferida de todas as turmas, entre meninas e meninos.

E esse amor incondicional pelo futebol foi trabalhado na turma 7ª1, em uma aula teórica de Educação Física, na qual a profª Aline Zandoná, relatou os mais diversos artistas que revelaram sua admiração pelo esporte através de suas obras, como por exemplo, Cândido Portinari que pintou a tela “Futebol” de 1935, o poeta Vinícius de Moraes com o pema “O anjo das pernas tortas”, homenageando o jogador Garrincha, a música “É uma partida de futebol” do grupo Skank, do escritor Eduardo Galeano autor do livro “Futebol ao sol e à sombra.”

E a partir daí os alunos criaram suas obras primas através de poemas, desenhos, musicas e textos. Foi um trabalho muito interessante e que motivou os alunos a entenderem que as aulas de Educação Física podem ser diferentes e atraentes.