quinta-feira, 19 de maio de 2016



Tema Corporeidade esta sendo trabalhado com os alunos dos anos iniciais pelas Professoras Aline, Ivanete e estagiária do programa PIBID:




Durante toda esta semana a Unidade Escolar esteve envolvida em atividades diferenciadas, trabalhando o tema: Combate ao Abuso e À Exploração sexual contra crianças e adolescentes; A Assistente Técnico Pedagógica Josiane trabalhou com os anos iniciais o Livro Pipo e Fifi e a Professora Ledir trabalhou com os anos finais uma apresentação de slides, ambas abordavam o tema. No dia 18 de maio foi realizada na quadra da escola uma conversa com a Gestora Cleonice e após várias dinâmicas sobre abraço, orientadas pela Professora Aline no turno matutino e Professora Ivanete no turno vespertino; também, neste mesmo dia, alunos e Professores realizaram panfletagem em frente ao IGP da nossa cidade.






















terça-feira, 17 de maio de 2016

Maquetes sobre templos Sagrados realizadas pelos anos finais, sob orientação da Professora de Ensino Religioso Cintia Rodrigues:







Alunos do 1º ano trabalham sobre a letra P, como conclusão foi servido Pipoca e após visualizado o filme do Pato Donald, sob orientação da Professora Tatiane.



Projeto plantas e ervas medicinais
O Projeto sobre as plantas foi realizado com as turmas do 4º ano matutino e vespertino sob a Orientação da Professora Regente Vanessa Teles e a Segunda Professora Iraci Catarina Faé. Foi trabalhado este tema em sala de aula, pois nos fez pensar sobre a importância das plantas para todos os seres vivos. As plantas são utilizadas para muitas coisas: na fabricação de remédios caseiros e fitoterápicos, alimentação de seres humanos e animais. Além de purificar o ar que respiramos.
Em sala de aula o conteúdo começou com a explicação de todas as partes de uma planta que são: raiz, caule, folhas, flores e frutos; além disso a explicação de que algumas plantas não possuem flores e nem frutos, os alunos participaram também dando exemplos de plantas que não possuem frutos e flores, a maioria deles lembrou da erva-cidreira; foi conversado também sobre as plantas aquáticas, que são aquelas que vivem na água e de lá retiram seus nutrientes.  Durante o decorrer das aulas foi explicado detalhadamente sobre as funções de cada parte da planta, enfatizando que os frutos da planta tem sementes. Em seguida foi falado sobre a reprodução das plantas, ou seja, a partir de algumas partes da planta podem ser geradas novas plantas, como o que acontece com as sementes, mudas, folhas e caule;  a explicação deste processo foi detalhada minuciosamente.  Depois destes estudos foi solicitado aos alunos que produzissem um álbum sobre as plantas, onde deveria conter: capa, raiz, caule, flores, frutos e sementes, de forma que fossem coladas as plantas e contendo a descrição do nome da planta. Após a conclusão desta etapa foi novamente foi dialogado em sala de aula sobre as plantas, sobre a diversidade de cada região e que os agricultores possuem épocas do ano para fazer o plantio de determinadas plantas. Em seguida responderam no caderno algumas questões sobre o assunto como forma de memorização do diálogo.
Na aula seguinte foi realizado um levantamento para saber o nome de algumas plantas medicinais, em seguida cada aluno escolheu uma planta e foi até a sala de informática pesquisar o nome científico e popular  da planta, região onde é mais comum e qual o seu uso medicinal; após o término as plantas pesquisadas foram expostas com seus respectivos nomes. E para encerrar,  as plantas que os alunos trouxeram para a exposição foram entregues as serventes, para que fossem utilizadas quando alguém precisasse; foi feito 2 garrafas térmicas de chá, para que os alunos pudessem degustar e aproveitar os benefícios que as plantas podem nos proporcionar.

Segundo a Professora Vanessa Teles “foi um trabalho demorado, mas que valeu a pena, pois os alunos além de ter momentos diferentes e práticos, aprenderam bastante e puderam visualizar a importância de todas as plantas para a natureza.”