sexta-feira, 17 de maio de 2013



Visita ao Museu do Milho


PROJETO VISITA AO MUSEU XANXERÊ

Visita ao museu municipal com as turmas do 4º ano matutino e vespertino.
OBJETIVOS
·         Estudar o surgimento e o desenvolvimento do município.
·         A história desde a origem . O museu se torna imprescindível, porque é fonte de uma grande riqueza histórica incontestável ao nosso dispor.
·         Conhecer o passado para entender o presente e planejar o futuro.
·         Examinar objetos, artefatos e fotografias, documentos tudo o que for fonte histórica, instigar o conhecimento cientifico (pesquisa).

JUSTIFICATIVA
Realizamos já a 4 anos com os alunos do 4º ano, pois vivenciamos com eles a riqueza de conhecimento que surge após uma excursão de estudos bem planejada. E um habito cultural que devemos iniciar na criança, freqüentar museus na sua formação, assim como bibliotecas, galerias de arte, feiras, exposições. Tudo é história viva.
Professora Deardina Ines Chittó.

terça-feira, 14 de maio de 2013

Alunos do 4º ano constroem:


Alunos do 4º ano costroem ampulheta para homenagear  a evolução através das descobertas científicas e sua aplicabilidade no nosso cotidiano, tornando nossa vida mais confortável.
A ideia da Professora Deardina Chitto foi fazer com que os alunos percebam que as invenções surgem sempre para atender uma necessidade num certo momento histórico.
A ampulheta foi criada por um monge no séc VIII, na época foi muito util, pois marcava as horas e minutos com exatidão, ela tambem é conhecida como relógio de areia, a grande vantagem é que não ocupa nenhum tipo de energia e funciona com grande eficiência até hoje.  
                                                                                                                Texto: Deardina Chitto.  
                                                                                                                     Divulgação: Lisiane Pertile.






















segunda-feira, 13 de maio de 2013

Mãe ganha brinde em da Escola com as Lojas Quero-quero

Através da belíssima ilustração do seu filho que estuda no 5º ano, esta Mãe ganhou na loja Quero-quero de Xanxerê uma Batedeira.



Conhecendo melhor minha mãe e produção de gráficos

As turmas do 4º ano,  responderam um questionário com 12 questões, juntamente com suas mães, após a coleta dos dados foi analisado as respostas, os alunos criaram gráficos estatísticos de acordo com as respostas:





Eu também sou poeta 4º ano

Projeto desenvolvido no mes de Abril sob orientação da Professora Deardina I. Chittó:

1º momento:  foi feito a pesquisa biografica de alguns poetas infantis conhecidos e apreciados pelas crianças:
Vinícius de Morais
Reynaldo Jardim
Ruthy Rocha

2º momento: Realizado na sala de aula declamações de poesias.

3º momento: Aprenderam o que é verso e o que é estrofe.

4º momento: Brincaram de rimar palavras.

5º momento: Analisaram nas mais variadas poesias o motivo, ou seja, seu tema escolhido pelos poetas.

6º momento: Cada criança escolheu um tema para se inspirar e criar. A aluna Kaline escolheu como tema a sua Mãe e aqui está o resultado:


O DIA DAS MÃES
                                           Autora: Kaline 4º1

É tão especial o meu amor e
o carinho por você.

As vezes choro diante da dificuldades
Mas você me acalma e me da forças
Por que amanhã é outro dia...

Desde o primeiro dia da minha vida
você esta comigo
Me amando e me dando muito carinho
Por isso agradeço a Deus
 por colocar alguém assim
 na minha vida.

Mãe que você tenha muita coragem
e força para continuar seu caminho,
me ensinando o melhor da vida.
Por isso Te Amo!