sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

APRESENTAÇÃO


A Escola E.E.F. Augusto Colatto recebeu este nome em homenagem a Augusto Colatto que nasceu em Flores da Cunha, RS, no dia 31 de janeiro de 1885, onde mais tarde casou – se com Ida Baticini, sendo que os mesmos tiveram 12 filhos. No ano de 1957, veio para Xanxerê e fixou residência no local que hoje leva seu nome, ou seja, Bairro Augusto Colatto. Sendo ele primeiro morador da localidade muito fez para o crescimento de Xanxerê, ajudando na abertura das ruas, nas instalações de mais de 1.500m de energia elétrica, doando a outros moradores que ali vieram também fixar residência. Faleceu em 1964, aos 79 anos de idade, na residência de seu filho João Colatto.

Hoje a comunidade reconhece o muito que ele fez pelo Bairro e lhe outorgam o nome do mesmo. Sendo esta homenagem prestada á família Colatto, seus filhos Valdir e Ângelo doaram terrenos numa área de 1.600 m, para que a comunidade obtivesse seu próprio centro e, além disso, uma Escola para os filhos dos moradores da comunidade.

A maioria dos alunos reside no bairro ou em bairros próximos, 26 alunos residem no interior do município e utilizam transporte escolar.

A maioria dos alunos provém de famílias que recebem renda mínima e que não possuem casa própria fazendo com que haja bastante pedidos de transferência e de ingresso por motivo de mudança de endereço.