quarta-feira, 7 de outubro de 2015

PROJETO ACIX - XANXERÊ CIDADE DO CORAÇÃO



INTRODUÇÃO

Fala-se muito nos dias atuais sobre alimentação saudável, prática de atividades físicas, mudanças no estilo de vida e melhoras na qualidade de vida, buscando através de tudo isso uma vida mais saudável e longa.

A escola vem sempre abordando esses temas que nos ajudam a ter uma melhor qualidade de vida. Isso sempre foi uma grande preocupação nessa unidade escolar e portanto, trabalhada de forma interdisciplinar, através de textos, cartazes, desenhos, palestras e um incentivo muito grande para a participação dos alunos nas aulas de educação física, já que, nos dias atuais as crianças estão muito focadas em computadores, videogames celular e demais eletrônicos. Assim, um dos raros momentos em que se exercitam é na escola.

Nesse trabalho, abordamos o tema da ACIX, “Xanxerê cidade do coração”, dentro dos assuntos já citados e que respondem aos anseios diários.

Para tanto, buscamos elencar elementos que possibilitem uma vida saudável, em que nossos alunos juntamente com seus familiares, também professores e funcionários conscientizem-se da importância de uma mudança do estilo de vida, das suas práticas diárias como o hábito da atividade física, de forma prazerosa e devidamente orientada, para a busca de não apenas um corpo saudável, mas também uma mente saudável. Que revejam seus hábitos alimentares, de forma que percebam seus erros e acertos e principalmente os principais pontos de mudança.

DESENVOLVIMENTO

Aceito o desafio, proposto pela ACIX, confeccionamos um banner com pinturas de queijos e os seus respectivos fornecedores (vaca, cabra, búfalo e soja). Trabalho este que foi para formar a pirâmide alimentar da árvore natalina da ACIX.




Nosso próximo passo foi participar da caminhada e pedalada no trajeto pré determinado, com toda a comunidade escolar e familiares.





Após termos palestra dia 02 de setembro de 2015, com o doutor André e a equipe da ACIX. Percebemos que a mesma foi de grande valia pelos questionamentos dos alunos e esclarecimento de milhares de dúvidas por parte dos mesmos.




Voltamos para a sala todos empolgados, com sede de querer aprofundar o assunto. Com isso fomos para o laboratório de informática, para mais pesquisas sobre o tema abordado. Debatemos em sala de aula, esclarecemos algumas dúvidas e partimos para a prática.






Confeccionamos fantoches em conjunto com a professora de Artes. Cada aluno tele livre escolha do que fazer, sendo muito interessante, pois a família novamente se envolveu, já haviam participado da caminhada, e agora ajudaram no material reciclável, para trazer à classe. Feito essa parte, criamos englobando a disciplina de Língua Portuguesa, um diálogo, debate relacionado ao assunto "alimentação saudável" e socializamos nas demais turmas, nos dois períodos.











 Em seguida, partiram para maquetes de sedentarismo, coração saudável, pirâmides alimentares, bonecos representativos, com o intuito sempre de passar a mensagem aprendida na palestra. Junto com esse trabalho desenvolveram textos explicativos, prescritivos, líricos, paródias, histórias em sequência e até mesmo uma peça teatral, simulando uma entrevista.















Criamos dicas de uma alimentação saudável e outras orientações necessárias para termos uma melhor qualidade de vida. Confeccionamos um slogan e um folder explicativo para distribuir a comunidade escolar. Demonstrando que este trabalho era dos 5º anos, mas em benefício de todos.




Organizados pelas professoras de Educação Física, além da pirâmide alimentar com os alunos e suas respectivas partes. Além de uma apresentação da paródia "País Tropical", cantada e apresentada para a escola pela aluna Diana.

Exposição de cartazes explicativos pela unidade escolar, e distribuição de folders para toda a comunidade escolar. Os trabalhos foram organizados e compilados em dois pequenos livros. Para o alcançe desses objetivos várias etapas foram realizadas ao desenvolver os trabalhos, como:

  • Confecção de uma grande pintura em tecido, sobre diferentes tipos de queijo, para a criação da pirâmide alimentar na árvore da ACIX, localizada no centro de Xanxerê;
  • Realização da caminhada e pedalada da ACIX, tendo uma grande adesão de familiares e demais da comunidade escolar;
  • Palestra com o DR. André Martins;
  • Pesquisas no laboratório de informática;
  • Confecção de fantoches e diálogos relacionados, para dessa forma repassar a mensagem as turmas;
  • Maquetes e textos;
  • Peça teatral;
  • Livro com histórias em quadrinhos;
  • Concurso das imagens, para a criação dos folders com slogan e dicas, e a distribuição em salas;
  • Exercícios físico realizados com as turmas, orientadas pelos professores de Educação Física;
  • Exposição dos Trabalhos;
  • Pirâmide humana formados pelos alunos;
  • Criação de paródia ligada Xanxerê cidade do coração com a música País Tropical.

Agradecemos a todos os alunos, pais e professores, pois com a colaboração de todos nossa escola conseguiu obter o 1º Lugar no concurso da ACIX. Parabéns a todos!!!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

SORTEIO DA RIFA DA BICICLETA

Foi realizado no dia 29/09/2015, nas dependências da E.F.F. Augusto Colatto o sorteio da rifa da bicicleta adquirida como prêmio na participação no Dia do Pedal, realizado pelo SESC.

O dinheiro foi depositado na conta da APP, e será revertido para melhorias na unidade escolar.
Estiveram no momento do sorteio alunos, professores, direção. funcionários pais e o presidente da APP.

O valor total foi divulgado em cartazes, e toda a comunidade está convidada a visitar a escola para estar à par das informações.

O sorteio foi feito pela diretora Cleonice Maria Zanetti, juntamente com o presidente da APP, Sr. Alano da Silva, e quem sorteou o papel do numero premiado foi um aluno do 1ºano matutino. E a grande vencedora foi a aluna do 3ºano vespertino Laura B. Cerutti com o nº 3247.

Agradecemos o empenho de todos. Em nome da direção e toda comunidade escolar.